terça-feira, 21 de julho de 2009

O Caminho




Pra quem tem seu caminho traçado, que comece a trilhá-lo. Não adianta nada se apegar aos planos e sempre deixar para realizá-los amanhã.

Pra quem ainda não tem caminho nenhum, que escolha aquele que vá o fazer mais feliz. Não prenda-se a pouco, escolha ser inteiro.

Pra quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve. Mas saiba que as surpresas de não escolher nenhum caminho podem ser grandes, e nem sempre as mais satisfatórias.


Pra quem duvida entre dois caminhos, que decida primeiro dar ouvidos à cabeça ou ao coração; ouvir os dois ao mesmo tempo é, na maioria das vezes, impossível.

Pra quem se desiludiu do amor, que decida pelo caminho do perdão. Perdão não precisa ser recíproco, e só traz libertação e leveza.

Pra quem sente saudades, o caminho das lembranças. Mas cuidado, algumas lembranças podem nos levar a um caminho traiçoeiro.

Pra quem tem um novo amor, que escolha pelo caminho da verdade. É o caminho mais fácil e, ao mesmo tempo, o mais trabalhoso. Ser verdadeiro tem seu preço, mas a recompensa é grande.

Pra quem cultiva amigos, o caminho da aproximação. Faça questão de manter sempre os amigos ao seu lado na estrada, pois nunca se sabe quando eles serão necessários.

Pra quem não conhece a estrada, que vá com calma. Muitas vezes é melhor tirar o pé do acelerador e curtir o caminho, e não ficar obstinado com a chegada.

Pra quem quer um atalho, pense bem antes de trilhá-lo. O prazer da estrada não está somente no chegar, e sim no percurso inteiro.

Pra quem começa agora um novo caminho, paciência. Uma ultrapassagem perigosa pode por tudo a perder.

Pra quem quer começar, que seja agora. Dê agora seu primeiro passo, e que seja o primeiro de muitos.

Trilhe seu caminho sem olhar pra trás. Na estrada em que vivemos, não há como voltar. Podemos tirar os acidentes como aprendizado, mas não voltar para desviar dos buracos que nos fizeram cair. Levantemos, e sejamos mais cautelosos. Cauteloso não quer dizer ter medo ou não se doar inteiro ao caminho, pois toda nova estrada merece a sua chance, independente dos tombos que levamos antes. Não se arrependa dos caminhos que escolheu, e lembre-se que em cada uma deles está um aprendizado que ajudou a construir tudo o que se é hoje. Seja orgulhoso dos tombos, e mais ainda das belas paisagens que se admira durante todo o caminho. Seja orgulhoso de suas feridas, e mais ainda de suas vitórias. Valorize seus sentimentos, e valorize o presente que é, hoje, poder escolher mudar o seu destino. Faça bom uso do dia de hoje, trilhe o máximo que puder e aproveite a paisagem, pois nenhum de nós sabe exatamente onde acaba a estrada da nossa vida.

2 comentários:

  1. O melhor texto que eu já li.
    Parabéns Gabi, tá maravilhoso.

    ResponderExcluir
  2. o caminho da engenharia tah dificil, to andando ele de costas e com os olhos fendados provavelmente
    aheuihaiuhaeuieahiuae
    muito bom o texto, soh me diz uma coisa a inspiraçao vem como?! =D
    bjus flor

    ResponderExcluir