domingo, 12 de julho de 2009

Depois da Tempestade



Não importa quão violenta seja uma tempestade, sempre depois dela virá um dia de sol. Pode demorar, e a inquietude da espera torturar um pouco os corações ansiosos pela calmaria, mas o sol sempre volta. Muitas vezes, tempestades arrasam as nossas vidas, nos tirando o teto, o chão e o rumo. Desmontam nossos planos, desfazem nossos caminhos e destroçam nossos corações. Ficamos pra morrer. O mundo vai acabar, os dias são cinzas e nada mais tem graça. Revolvemos aquilo que restou em busca de algo que nos faça a ponte com o passado que perdemos, com as pessoas que se foram e os sentimentos que não estão mais lá. Nos desesperamos em manter ao nosso lado aquelas memórias, mesmo que não tão boas, por serem coisas já conhecidas. Tememos aquilo que desconhecemos.

Mas depois de alguns dias pensando em "por que isso aconteceu logo comigo?", o coração se abre para limparmos as cinzas e os restos daquilo que se foi. Lentamente, encontramos um novo caminho, tiramos a poeira dos sonhos, varremos o que era ruim e levamos o lixo para fora, não mais para baixo do tapete. De repente, a energia se renova. O céu está limpando, e o vento leva calmamente as nuvens escuras embora. O sorriso brota novamente no rosto, e assim começamos a cura. Processo lento e doloroso, porque em muitas horas bate a saudade do antigo, confortável e calmo, mas irreversível.

Depois do sorriso, vem a calma e, com ela, a leveza. A risada agora sai fácil, a esperança volta a bater e os olhos voltam a enxergar a cor do céu, que não está mais encoberto. As cinzas foram limpas, e agora enfeitamos a nova moradia com flores. Cansados, depois de uma arrumação tão exaustiva, deitamos e adormecemos. No outro dia, logo cedo, somos acordados por uma luz forte e, quando conseguimos abrir os olhos, percebemos que é o sol. O céu está limpo, e os olhos brilham com toda luz de uma alma lavada. O campo está verde, as árvores tem frutos e os jardins tem flores. Os pássaros cantam, a brisa sopra leve e a paz é completa. Finalizamos um ciclo, e ainda bem que o sol voltou. Claro, ele sempre volta.

"Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem..."

Um comentário:

  1. Somos responsáveis por tudo que acontece conosco então nada é por coincidencia ou acaso.
    Em toda decepção há uma lição ;)
    Nada melhor do que renascer.

    ResponderExcluir