quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A hora de mudar


- Você não deve se casar com ele sem amor. Ainda há um caminho longo a percorrer, Lara. Surpresas podem acotecer, alguém inesperado que a faça esquecer do passado.
- Se fosse fácil, a maioria das pessoas seriam felizes e não existiria livros de auto-ajuda, psicólogos, gente em depressão.
- Não se confunda, minha amiga. As pessoas têm que passar por provas, para melhorarem e esses meios as ajudam para que consigam ultrapassar as barreiras e evoluírem, como pessoas, como espíritos.
- Ah! Não me venha com esse papo de reencarnação, evolução, acho que isso é uma palhaçada, Marina. Não sei porquê acredita nessas coisas. Você é tão extravagante.
- Não é extravagância. Entendo que não acredite, mas pense nas coisas que lhe falo. Não precisa relacioná-las com o espiritismo, simplesmente reflita sobre o que venho lhe falando. Você é tão nova, tem tanto a conhecer. Por que se apegar a um rapaz que não ama? Por que está se castigando assim?
- Não estou me castigando. Ao contrário. Não vejo outra solução para mim. Já sofri tanto e ainda sofro por um amor impossível, não correspondido. É a única saída para me sentir amada. Maurício é um moço bonito, formado, de família rica. Pode me encher de felicidade. Vou fazer o que tiver ao meu alcance para fazê-lo feliz.
- Não se iluda. Você nunca será feliz se lhe faltar o básico: o amor. Não é o amor do outro que alimenta e sim o nosso. Como espera satifazê-lo nos seus sentimentos se você mesma não os possue? Uma pessoa amando, não basta. E vocês dois vão acabar sendo infelizes juntos. Tenho certeza que temos uma outra solução se refletirmos bastante para que você seja feliz. Um casamento é uma coisa muito séria. É uma união que a nossa sociedade considera até mesmo eterna, porque gastar um juramento tão intenso com alguém que não lhe enche o peito de emoção?
- Mas pode me encher de outras coisas. Companheirismo, orgulho, carinho.
-Nada bastará. Nada será suficiente. Você vai se arrepender, tenho certeza.
-O que me sugere então? Diga! Marina, você que vê sempre o lado bom das coisas. Você e seu otimismo, fala essas coisas porque nunca sofreu como eu. Nunca amou de verdade!
- Realmente, nunca amei, e acredito que você também não, querida.
- Como pode dizer isso? O que seria, então?
- Você tem sede de amar, de sentir um amor intenso, profundo. Uma paixão avassaladora, que a condene para sempre. É um problema das pessoas dramáticas, sofrem a mais. Você deseja amar! Mas amor não faz sofrer. O amor verdadeiro só traz conforto, paz, esperança. Só é feito de coisas boas. O que você sente por Ricardo não é amor e nunca foi. O amor nos dá alegria de viver, estusiasmo, prazer de estar aqui na Terra.
- Acho tudo isso tolice. Esse amor do qual você fala não existe. Só nas suas histórias.
- Lembre-se que a incapacidade de amar das pessoas não impede que o amor exista. É o jeito que as pessoas destorcem e modificam suas atitudes em nome do amor que as fazem sofrer. E acabam sentindo desespero, ilusão, sonhos que a vida vai destruir. O amor incondicional é a única fonte verdadeira de vida e chave para a felicidade suprema. E se não acreditar nele, realmente estará tão fechada que ele nunca acontecerá. Pro amor acontecer você precisa estar leve, livre, desempedida. Tem que ter o coração capaz de sentir o sentimento mais completo e divino que existe. Caso contrário, ele nunca escolherá o seu coração para fazer moradia.
- Pode ser, estou realmente fechada para novos amores. Me prendi a esse antigo e não consigo esquecê-lo. Até nos meus sonhos, ele me atormenta. Achei que casando com alguém que gostasse de mim, conseguria seguir com a minha vida, em paz.
- Você se sente só. O nome para o que você sente é solidão. Tem medo de continuar sozinha.
- É, pode ser.
- Se se casar com Maurício, esse estado não vai mudar.
- Como não? Ele estará todo o tempo comigo!
- A solidão é um sentimento que pertence a você, por isso somente você tem capacidade para modificá-lo.
- Como posso?
- O sentimento de solidão aparece sempre que você se abandona, abandona seus sonhos, seus ideiais, vai contra o que seu coração manda você fazer.
- O coração é estúpido, prefiro seguir a razão. Minha mãe sempre disse que pessoas que são racionais sofrem menos.
- Não, elas se iludem que sofrem menos mas tenho certeza que no fundo já negaram muitos sentimentos que sentiram e não tiverem coragem, força, ou por medo desistiram e escolheram o caminho da razão, muitas vezes o mais difícil. É preciso ser sábio para escutar o que o coração tem a nos dizer. Ele nunca erra. Nós é que somos poucos evoluídos para entendermos tudo que ele diz. Creia, Lara, a solidão é não ouvir o coração.
Chorando, ela abraçou a amiga, pedindo perdão por tudo que havia feito de grosserias.
- Sinto que estou desiquilibrada, Marina!
- Se acalme, tudo dará certo. Se até agora não deu, é hora de repensarmos. Entender os motivos para que se sinta assim. É pelos resultados que descobrimos se estamos agindo a favor da vida ou não. Você tem de ser verdadeira consigo mesma, natural. Não se sujeite a papéis sociais, ou não se submeta ao medo, ao desespero. Você precisa ser forte! A partir do momento em que for verdadeira com seu coração, tudo dará certo. As coisas vão fluir com facilidade, se sentirá mais leve e sua consciência vai deixá-la em paz, pois estará tomanado as atitudes certas, com você e com Maurício! Não se case com ele. Se você entender o que te faz mal e mudar, tenho certeza que seu coração abrirá as portas para alguém muito especial que possa realmente amar e ser amada!
- Vou pensar. Tudo isso me deu dor de cabeça. Vou descansar. Conversaremos mais, mas pode ter certeza, que sua conversa foi de grande ajuda. Obrigada, amiga.

2 comentários: