terça-feira, 27 de outubro de 2009

O que se leva da vida...


As vezes estamos tão ocupados esperando grandes sonhos se tornarem realidade que esquecemos de olhar ao nosso redor. Ficamos... Torcendo para que o grande amor de nossas vidas bata na porta sem precisar de um motivo qualquer, torcendo para que aqueles números sejam verdadeiramente os da sorte e nos deixem ricos da noite para o dia, torcendo para que aquele emprego dos sonhos nos encontre em alguma esquina da vida e, de preferência, que seja numa esquina próxima. Ficamos tão ocupados planejando o que faremos no dia em que formos 'felizes e completos' que esquecemos de vez que a felicidade e completude estão aqui, bem dentro de cada um de nós.

Perdemos a grande amizade que pedimos nos sonhos, porque esperávamos que ela caísse do céu, sorriso aberto e mão estendida, e não que ela estivesse sentada na classe ao lado e que precisasse ser cativada para que se tornasse a companheira que tanto queríamos. Perdemos um grande amor, porque ele não tinha os olhos azuis nem estava montado em um cavalo branco, então nem nos permitimos 'perder tempo' conhecendo aquele ali, que no fundo teria toda a compreensão e aquele amor desmedido que buscávamos. Perdemos a semana sonhando com os planos para o sábado à noite, perdemos o pôr-do-sol porque estamos muito ocupados para olhar pela janela e pararmos diante de tanta beleza por dez minutos. Perdemos tanto por acharmos que nada é suficientemente bom para nos desviar dos caminhos dos nossos planos. É aí que perdemos as coisas boas da vida.

O pôr-do-sol, um abraço demorado, um banho de chuva, entrar na praia sem ter problemas em molhar a roupa, uma risada desmedida, o sorriso de um amigo, uma brincadeira de criança, uma flor desabrochando, uma borboleta que pousa no pé, o sol batendo no rosto, a beira da praia tranquila no início da manhã, um sorvete olhando os pássaros, um andar de mãos apertadas, um beijo digno de cinema. Quando se vê, o destino nos tomou pelas mãos e nos leva diretamente para aquilo que desejamos, para aquilo que nos faz felizes. Quando paramos de planejar e apenas fazemos acontecer, quando paramos de pedir o mundo e começamos a agradecer por este mesmo mundo. Quando paramos de pedir por paz e a encontramos por nós mesmos, seja no sorriso de uma criança, no carinho de um abraço ou na beira da praia olhando o mar. "Uma vida só é perfeita, quando chega no final". Então, durante o caminho, paremos para olhar a beleza das flores. Afinal, o que se leva da vida é a vida que se leva.


"Leva na brincadeira
Não me leve a mal
Nem tudo é de primeira

Nem tudo é banal

Uma vida só é perfeita
Quando chega no final

Não segue uma receita

É uma história sem moral
Você leva a vida inteira
E a vida é curta e coisa e tal

Se você não aproveita a vida passa
E tchau

Leva a vida mais simples

Que a morte é sempre ingrata

Se acabar ficando quites

É a vida que te mata"

(Tulio Dek)


Nenhum comentário:

Postar um comentário