sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Meu último reajuste


Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário. Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas. Se achar que precisa voltar, volte! Se perceber que precisa seguir, siga! Se estiver tudo errado, comece novamente. Se estiver tudo certo, continue. Se sentir saudades, mate-a. Se perder um amor, não se perca! Se o achar, segure-o!


Fernando Pessoa


Olhei essa mensagem hoje e meu coração bateu mais forte. Resolvi mudar, há um belo tempo na verdade eu resolvi mudar. Hoje colho muito do que plantei, das tantas mudanças interiores que sofri. Mas, ainda assim, há alguns detalhes na pintura que estragam o conjunto, que ferem a beleza da paisagem. Já não podia conviver com isso. Foi uma questão de respeito, honra. Eu nem tenho mais orgulho, o que me resta era o medo e a ansiedade. Agora eu permaneço, digamos que... aterrorizada. Porém, tenho fé que manterei a compustura e a paz vai falar por mim. Era preciso arrumar o que me incomodava profundamente. Mesmo disfarçando, há certos desabafos e desentendimentos que necessitam ser reajustados. Pra isso, são preciso palavras. Ah! Eu confio no poder que as palavras têm para trazer a harmonia em corações há tanto aflitos. Eu acredito na minha intenção de nos melhorar como pessos enfrentando nosssos medos. Desafiando o inacreditável, perdoando os erros, esquecendo as mágoas de corpo e alma. A profundeza de sentimentos que escondemos de nós mesmos é algo incrível, nosso interior é uma labirinto obscuro. Contudo, com tolerância e paciência, eu sairei melhor do que entrei. Muito melhor. E você, também, meu bem. Há muito mais para se comemorar do que você imagina. Nada de ruim pode nos unir. E se não houver nada realmente de puro e bom pra nos manter juntos, seja pelo laço que for, eu seguirei em paz, enfim. Perdoar me parece tão fácil nos dias de hoje. Sabe-se lá onde meu rancor foi parar. Acho que nem sei mais como é sentir isso. E sabe que faz um bem danado? Eu tô é rido a toa..
Cada um tem o dom de se libertar de seja o que for que faz doer o peito, que faz só incomodar. E sabe no fundo como fazê-lo. Basta ver com os olhos da consciência. A consciência é o poder que Deus nos deu para observarmos o nosso coração mais de perto e escolher o melhor caminho.

Um comentário: