domingo, 25 de outubro de 2009

Ao contrário, o caminho está cheio de flores.



Será que só sentimos amor uma vez na vida? Eu acredito que sim, infelizmente ou felizmente. Infelizmente porque se amassemos com todas as nossas forças mais de uma pessoa, teríamos mais chances de acertarmos, porque infelizmente às vezes não sabemos amar, não sabemos lidar com tudo que sentimos. Para amar alguém e o caminho ser de luz, é preciso clareza, lucidez, ponderação, respeito. Nós erramos quando confundimos o amor com a paixão. É claro que se a paixão souber ser ponderada, ela pode nos motivar a ótimos feitos. As maiores conquistas da humanidade foram motivadas pela paixão que as pessoas sentiam, seja pelas respectivas causas, seja por outros motivos. O problema é que quando sentimos paixão, não sabemos racionalizar as coisas, diferenciar o certo do errado. Já vi acontecer de pessoas se acharem donas uma das outras, desejarem um outro ser no lugar do companheiro e por aí vai as demonstrações de vaidade, orgulho, possessividade, autoritarismo. E no fundo, elas não são felizes, porque só o amor incondicional aquece a alma.
Partindo por um outro ponto de vista, considero amar somente uma pessoa, plenamente, algo bom, porque não poderíamos confundir os sentimentos, visto que com aquela pessoa nos sentimos completamente diferente em relação a todas as outras. A alma e o coração ficam leves. E naquele momento sabemos que tudo que passamos antes foi para que chegássemos ali mais maduros, certos para o momento da entrega, da cumplicidade, da melhora conjunta. Entendemos que todo o sofrimento foi necessário para amadurecermos, sem os cafagestes, os idiotas, os mentirosos, os dissimulados, os egoístas, os possessivos, e até os que não foram correspondidos. Com certeza, não foi amor. Não foram amores. Nós temos milhares de jeitos de sentir afeição pelas pessoas. E pelo fato de querermos um grande amor, acabamos colocando toda a nossa energia na pessoa "errada", fantasiamos a fim de que ela seja nosso par perfeito.
Mas, se não fossem tantas apostas erradas, eu, realmente, não teria aprendido tanto. Ah! Tanto. E se ainda resta algum sentimento de afeição pelos que passaram, deixe estar. Deixe eles ocuparem o peito, sei que não atrapalham mais do que deveriam. Estou bem com tudo que sinto. Sei que não há nada ruim que me impeça de conhecer alguém especial. Ao contrário. Caminho pelo jardim da vida colhendo as flores mais belas. Quanto aos seus espinhos, não me atrapalham para sempre, é só ter cautela. Depois da primeira espetada, aprendemos a segurar as próximas da maneira certa para não nos machucarmos e podermos apreciar o perfume que exalam.

Um comentário:

  1. Lindo, lindo, lindo. Tu és realmente todo esse aprendizado e essa energia boa, tu és o meu caminho das flores. Sorte que, contigo, eu posso ter certeza que o amor é pra sempre. Já o resto, paciência.

    ResponderExcluir