domingo, 14 de março de 2010

Saudades


As pessoas são mesmo insubstituíveis. Cada uma delas tem um capítulo especial em nossas vidas. Marcam nossos corações de maneira singular. Solidificam amizades, paixões, amores. Engrandecem-nos. Tatuam-nos com memórias de tudo mágico que vivemos. E por vezes, essa ausência se torna pesada e dói. Dói tanto que sentimos um vazio, mas um vazio que não tem preenchimento que possa se encaixar. A forma foi jogada fora e ninguém mais conseguirá nos fazer sentir daquela maneira. E o que resta? A saudade. Esse sentimento que, para mim, é o pior.

A saudade gera angústia, raiva, dor, sofrimento. A saudade vem de repente, com uma lembrança da pessoa querida ao ver o mar, fotos, músicas e cheiros. Está escondida em cada traço do nosso viver, em todo detalhe a nossa volta. E quando ela chega, demora a ir embora. Lembramos daqueles que estão conosco agora, porém ela continua lá, incomodando, nos fazendo enxergar que cada um é especial pelos seus encantamentos e que ninguém provoca em nós as mesmas sensações.
É importante valorizar quem trilha o caminho conosco no presente porque eles são essenciais para compartilhar as conquistas e ajudar nas derrotas. Nada é por acaso. As pessoas surgem nos momentos certos. Cada uma com seu perfil, de acordo com a sintonia existente. Nossas atitudes são o reflexo do nosso caráter e de como estamos emocionalmente, então atrairemos pessoas que se identifiquem.
Contudo, aqueles que já passaram, nos deixam buraquinhos no coração. De vez em quando esses buraquinhos são só buraquinhos, mas há dias que se tornam crateras, tão profundas que não enxergamos a luz vinda de cima. Aqueles que moram longe, aqueles que partiram nossos corações, aqueles que deixamos de manter contato, aqueles que a vida quis separar, aqueles que são como irmãos, mas que não podemos mais compartilhar da companhia diária. Partilhamos a nossa história com eles, nosso carinho, nossa admiração. Demos amor, amizade, lealdade. Momentos que gostaríamos de reviver. Intensidades e formar diferentes de amor e cumplicidades.
Eu tenho alguns buracos dos quais me orgulho, porque mostram que eu possuo muitos capítulos escritos. Apesar de virarem crateras e me afundarem em um oceano de desespero, eu não me arrependo. Sofreria tudo de novo ao deixá-los. Choraria tudo de novo por não tê-los mais. Porque ao menos, um dia eu os tive. E eles foram as melhores saudades que eu poderia escolher para carregar dentro do peito.
À todos aqueles que fizeram parte da minha história, reconheço de toda minha alma o quanto foram importantes para mim, para minha formação pessoal , meu aprendizado como ser humano e para minha felicidade. Só tenho a agradecer pelas oportunidades oferecidas pela vida e por ter sabido aproveitá-las ao meu máximo. Pois o que vale disso tudo é que eu também estou tatuada nos corações deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário