quarta-feira, 5 de maio de 2010

Bebê


Estranho como, com o passar dos anos, a gente vai perdendo a essência, o frescor. Meu afilhado tem dez meses, meu lindão. E ele tem um sorriso tão puro, uma risada tão gostosa, ele se diverte com tão pouco, ele não exige nada além das pequenas necessidades de um bebê de dez meses, ele não tem sentimentos mesquinhas e egoístas. Como será que chegamos ao mundo como criaturas tão puras, tão indefesas e ao mesmo tão cheias de força e vida, uma potência desmedida de ser, e nos transformamos em ladrões, assassinos, espancadores, revoltosos? Onde será que vai parar aquela risada de criança, quando nem precisávamos de dentes para poder digerir a vida e a falta deles não era pretexto para evitar o sorriso a alguém; onde será que vai parar toda aquela admiração, o encanto pelos "au-au", o fascínio de uma simples brincadeira de "cadê?... achou!"e aquele jeito gostoso de olhar para as coisas, aquele olhar sincero e que só transborda amor?
Hoje não precisei fazer nada, eu simplesmente abri a porta e lá estava ele, deu uma risada enorme e se atirou pro meu colo. Em algum ponto, nós perdemos o essencial. Perdemos a sinceridade no olhar, a felicidade do sorriso, a leveza e a confiança. Aprendemos a andar e falar e, logo em seguida, a contar e a escrever e junto com todos esses aprendizados começamos a aprender como fingir. Como ser aquilo que desejam que sejamos,  que não se fala para a titia que ela é feia, nem para a priminha que ela é boba, que não se atira comida no chão nem se joga as coisas longe; aprendemos como olhares são armas de julgamento e sorrisos meras formalidades na hora de tirar fotografias. Com o tanto que aprendemos, muito perdemos. Eu preferiria passar a vida no colo, dependente e sem dizer nada muito mais elaborado que "ma-ma", se isso me devolvesse a honestidade do olho e a alegria do sorriso.
Um pecado que a vida arranque de nós toda essa simplicidade. Seríamos muito mais felizes engatinhando sem dentes, num mundo cheio de amigos e mamadeiras.

P.S.- na foto, quando tinha um pouco menos de seis meses, ou seja, quando ainda parava um pouco quieto para que a gente tirasse alguma foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário