segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O que é felicidade?


O que é felicidade pra você?


Se essa pergunta nunca passou pela sua cabeça, pelo menos assistiu alguma propaganda de margarina em que ela estava lá. Eles mostram que é através das pequenas coisas diárias que nos tornamos mais felizes. Será que somos tão apegados ao material? Tão agarrados nos nossos instintos para sermos felizes? Creio que sim. Mas será que é o suficiente?

Bem, se precisamos do doce para afastar o sabor amargo que a vida pode nos trazer ou se precisamos sentir o Sol esquentar nossos rostos para descongelar o coração ferido e há tanto adormecido. Se precisamos de um banho de mar para afastar o mal que nos corrói e a mágoa que machuca e a aperta o peito quando pensamos em alguém. Se precisamos de uma corrida desenfreada para liberar um pouco da adrenalina que está escondida naqules momentos que o coração bate forte e você não consegue raciocinar muito bem. Se precisamos caminhar na madrugada, de volta para casa, depois de uma noite de discussões, desentendimentos e olhar para a Lua para esquecer um pouco dos problemas que caminham ao seu lado, sem você, ao menos, notar. Bem, se precisamos de tudo isso e muito mais para aguentar e aliviar as dores humanas, eu digo que isso não é felicidade. Isso é remédio para a tristeza e para a decepcção. Somos mais que isso.

Porém, se é preciso uma corrida para ter mais saúde e enfrentar os problemas com tranquilidade. Se cozinhar um doce no final do dia para a família e reuní-los para conversar e contar como foi o dia. Se deixamos o Sol bater no rosto para sentir o calor gostoso que faz tão bem e notarmos como pode mudar o nosso humor para melhor um simples raio de luz como um conselho inesperado de sua melhor amiga. Se precisamos caminhar de volta para casa depois de uma noite difícil para reorganizarmos os pensamentos e acharmos a solução adequada para o problema que nos está acompanhando momentaneamente e se você me disser que se precisamos da luz da Lua para relembrarmos aquele lindo momento em que o luar iluminou dois pares de olhos brilhantes que admiravam as constelações que eles mesmo criaram, eu digo, sim. Isso é a felicidade fantasiada. Ou melhor, subterfúgios, caminhos, desculpas para que comemoremos os sentimentos valiosos que nos enchem o peito de alegrias e paz . Eu diria, que são entradas ou acompanhamentos, mas nunca, o prato principal.

Tudo depende de como você encara a vida e as barreiras que ela nos impõe. Assumir a responsabilidade dos atos e lutar com dignidade e coragem para vencer seja o que for. Se a montanha está lá é porque você pode montá-la e, assim, ver o horizonte de cima, de um ângulo muito melhor do que o de lá debaixo. Portanto, veja a vida de cima. Seja mais do que sequer cogitou que poderia ser, porque você pode. Felicidade é descobrir isso. Acreditar que não há fronteiras nem linha de chegada. Somos eternos.

Um comentário: