quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Ah! O amor...


Estar solteiro realmente é muito bom. Por todos estes motivos e muito mais: por ter tempo livre, por ter tempo de sobra, ser dono da sua vida. Por poder ser você mesmo, por saber onde se pisa, por não ter surpresas. Por não ter que ceder e nem deixar o orgulho de lado. Por ser, simplesmente - e se você já namorou sabe - mais fácil. Infinitamente mais fácil. E sabe de uma coisa? Nem sempre o mais fácil é o melhor.
Estar solteiro também significa ver o mundo em aspectos amorosos sob uma visão simples, limitada. Muitos pensam que ou vão encontrar o príncipe encantado, ou estão na fossa e pensam que o amor é algo inventado, coisa pra doido ou ainda, ninguém presta. Mas é aí que as pessoas tendem a ser pessimistas e pequenas. Porque estar solteiro é mais fácil, claro, porque não estamos lidando com nossos defeitos e com nossas fraquezas. Não temos que treinar nossa paciência, melhorar nossos pontos negativos. Não enfrentamos as incomodações, o ciúmes doentio, o desejo de possessividade que a maioria dos namorados é vítima (ou culpado). Não passamos por brigas desgastantes, ligações rompidas, palavras ásperas e desnecessárias.
Mas também deixamos de evoluir. Deixamos de pensar em maneiras de podermos ser pessoas melhores. Deixamos de entrar em contato com nosso íntimo e vencer muitos desafios lançados. Deixamos de deixar o orgulho de lado, mas aí deixamos de sermos humildes. Deixamos de ter uma opinião radical e imutável, deixando, assim, de sermos mais compreensivos e tolerantes. Deixamos de ceder, mas também deixamos de agradar. Deixamos de termos surpresas desagradáveis, mas também, perdemos as melhores que poderiam ser feitas. E o principal: deixamos de fazer alguém feliz. E com certeza, ter a oportunidade de colocar amor e sorrisos no coração e no rosto de alguém é o maior presente que a vida nos oferece, uma, duas, três ou quantas vezes forem necessárias. Deixamos de fazer coisas simples, mas que junto de alguém se tornam infinitamente mais especiais.

A cada ano, a cada namoro, a cada aniversário de casamento aprendemos a sermos melhores se caminhamos a favor da nossa felicidade e da do outro. Se nos revoltarmos e lutarmos contra, os castelos desmoronam, as ilusões se perdem com o tempo em meio a muitas lágrimas, os perdões reaparecem no final, mas tudo se foi, há coisas que não têm volta. Então, aproveitar cada oportunidade que nos é dada é essencial para que possamos nos redimir dos erros passados e acertarmos cada vez mais em busca de paz e amor. E pros solteiros, existem muitas formas de amar. Pros namorados, há aquela que é mais forte, apesar de não ser.
Em meio a brigas, a corações partidos e ilusões perdidas, a gente cresce, mais que podíamos se estivéssemos solteiros. É claro que se aprende muito estando solteiro, mas se aprende mais com o outro do que com nós mesmos. É aquilo que te irrita no outro que te domina, que te mostra o quanto estamos perto de sermos parecidos ou até mesmo iguais. É o medo de não saber lidar, de magoar, de tudo acabar. É insegurança, é a paixão que domina e que nos seduz, lutando contra a consciência que nos lembra sempre que o amor é incondicional e perfeito em sua singularidade e bondade. É generoso, bondoso, benevolente. É altruísta e seguro de si. Porque nada destrói o amor verdadeiro. Ah! O amor... Nem as discussões, nem as rugas, nem as fotos desbotadas. O que é verdadeiro é para sempre. Vai além do céu e da Terra. Vai além de tudo que podemos dar nome. Porque ainda somos muito humanos para amarmos e destas muitas vezes que tentamos, é preciso força e superação pra tentarmos aprender.
A vida nos dá muitas chances para amarmos, basta deixar o coração falar mais alto. Se decepcionar é importante pra perceber os erros e desfazer as ilusões. Com o isolamento só temos a perder, perdemos de ganhar o que a vida quer nos dar. E tudo isso é um grande medo de não saber lidar com as dificuldades, com as fases de tempestade. Mas tudo passa, é preciso persistência. Não há nada que não possa ser mudado e que não possa ser vencido.
Nunca se esqueça: em conjunto, somos mais do que em solo.

2 comentários:

  1. Ficou lindo, Liana! Lindo mesmo, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. haha (risadinha de internet da Li ;P )
    tá engraçado ver os dois juntos na mesma pág...
    é realmente bom ser solteiro...mas como quando se está solteira queremos alguém...to concordando mais com esse aqui
    eiuehieuieuhieuheiheiuehieuheih

    Ficou lindo, Li
    Beijão

    Thyelle

    ResponderExcluir