domingo, 28 de fevereiro de 2010

Ficaram cegos


O bom mesmo é viver de emoção. Viva de paixão. Paixão pela vida, pelas pessoas, pela liberdade.
Muitos se esqueceram de entrar em contato com seus corações para enxergar a verdade, para enxergar o amor. Já não sabem como parar o relógio desenfreado do compromisso ilusório com o mundo material. Desaprenderam a olhar com os olhos do coração.
Ficaram cegos. Eles não usam óculos.

Muitos se deixaram levar pela maré dessa era da velocidade. Preocupam-se tanto com os avanços tecnológicos que de tanto se deixar levar, acabaram por se deixar para trás, lá no início do caminho, quando ainda eram crianças rebeldes.

Tanto conhecimento mais uma vez os cegou. E eles nem usam óculos. Tornaram-se céticos. A arrogância do saber do não saber tudo. A prepotência do ser melhor. Melhor que quem? E por quê? Oras... Parece que se esqueceram das lições aprendidas. Das frases de afeto e compaixão que parecem nascer conosco.

Ficaram cegos pela inteligência. Ficaram cegos de amor. Muitos deles se tornaram cruéis, egoístas, mesquinhas. A sabedoria do verdinho. Antes fosse das florestas. As barreiras da humanidade desapareceram. Nada pode detê-los com suas mentes poderosas e mãos destruidoras. Ou melhor, a mão daqueles que acham que não tem força para gritar “basta!”. Mas eles têm. Mas ficaram cegos. E nem usam óculos.

O mundo ficou pequeno pra eles. Pra muitos deles. Tanto que nem se preocupam mais em preservá-lo. Já nem chamam de lar. Qualquer dia se mudam para outro planeta. Outra galáxia. Levando só aqueles que pensarem igual àqueles que acham que sabem mais. Que mandam mais. Que controlam mais. Esses nasceram cegos.

E então, nessa era de confusão e plasticidade. Nessa era em que todos querem o trono e não se importam em como chegar lá. Nessa era em que não nos damos às mãos para a evolução devido às divergências de pensamentos, deixamos de sentir. Pensamos demais e sentimos de menos.

Um comentário:

  1. Pra ti ver como sou pessimista. Sempre penso que o que leva o ser-humano a seu estado mais baixo, de degradação, é o passionalismo ou o excesso de. O ceticismo e a racionalidade são o que nos clareiam, nos trazem serenidade. Mas do jeito que botaste no texto, sou obrigado a concordar ctg. É que apostas em corações puros, logo, em sentimentos puros. Continua sempre assim =] Mto bonito o texto.

    ResponderExcluir